Conteúdo Principal

Produtos mais vendidos

Brinquedos, como brincar com o Bebê?

Brinquedos, como brincar com o Bebê?

Brinquedos, como brincar com o Bebê?

As brincadeiras são benéficas a todos os modelos para brincar com o bebês. Servem a um proposito triplo: proporcionam alegria, fornecem o sono e ensinam a criança a relacionar-se com o mundo. Encontre tempo para brincar sempre com o seu filho.

Brincadeiras musicais

A música é altamente recomendável durante as brincadeiras, pois ensina ao bebê as bases do ritmo, do movimento e da vocalização, estimulando o desenvolvimento intelectual e criativo da criança. Escolha uma canção ou peça musical adequada. Prefira cações de ninar ou outras melodias de estrutura simples que tenham batida rítmica também simples. Cante a música escolhida ou toque uma gravação dela.

Dance ao ritmo da música com o bebê. Segure-o adequadamente, dando apoio suficiente para seu pescoço e suas costas. Cante para o bebê. Se não conhece a letra da canção, balbucie como o bebê faz. Ele provavelmente vai balbuciar com você.

Brinquedos e brincadeiras que fortalecem os músculos

Alguns tipos de brincadeira trazem o benefício adicional de exercitar determinados músculos do bebê, e isso favorece seu desenvolvimento. Exercícios adequados fortalecem a musculatura, melhoram e estimulam a coordenação e o controle motor.

CUIDADO: os usuários não devem pretender torna-se uma espécie de personal trainers de seus bebês – não há necessidade disso. Os exercícios apresentados a seguir simplesmente favorecem o fortalecimento dos músculos e das habilidades de um bebê em fase de crescimento.

  • Exercício abdominal: deite o bebê de bruços. Deite-se ao lado dele e “converse” com ele. As respostas do bebê fortalecerão seu pescoço, suas costas e os músculos abdominais. Ele vai levantar e virar a cabeça para olhar você, erguer o corpo para enxergar você e poderá até mesmo girar o corpo, deitando-se de costas.
  • Exercício de sentar-se: essa brincadeira é divertida para a maioria dos bebês e tem vantagem de fortalecer s músculos do abdome e do pescoço, acelerando a capacidade de sentar-se. Fique sentado e deite o bebê em seu colo, com o rosto voltado par acima, mantendo a cabeça dele sobre os joelhos. Fazendo com que as pernas dele permaneçam retas, coloque as mãos sob as axilas do bebê e levante-o até a cintura, deixando a parte superior de seu corpo em posição vertical. Se a criança tiver idade superior bastará segurar as mãos e os antebraços e puxá-la em sua direção. Repita o exercício.

CUIDADO: nunca erga o bebê segurando-o pelos pés nem pelas mãos antes que ele complete pelo menos 1 ano de idade, pois isso poderia prejudicar suas articulações.

  • Exercício de levantar-se: os bebês costumam achar movimento simples muito divertido, pois tem a chance de olhar diretamente para você e de brincar com as próprias pernas. Ele traz o benefício abdominal de fortalecer a musculatura das pernas e das costas. Sente-se e mantenha o bebê sentado sobre as coxas, olhando para você. Se ele for muito novo, coloque as mãos sob suas axilas, erga-o até ficar de pé e faça-o sentar-se novamente. Os bebês maiores podem ser segurados pela cintura até ficar de pé e depois ser devolvido a posição anterior.

A escolhas dos brinquedos.

A adoção de brinquedos pode ou não ser necessária para o bebê de apenas 1 mês. À medida que a criança cresce e se desenvolver, entretanto, os brinquedos se tornarão vitais para a estimulação mental. Escolha brinquedos adequados a idade do bebê e consultem, para isso a indicação dos fabricantes. A limitada noção de perigo de criança torna indispensável evitar brinquedos que apresentam extremidades pontiagudas e peças pequenas que se soltam facilmente. Prefira brinquedos pedagógicos, que estimulam os sentidos infantis (visão, audição, tato, paladar, olfato). Procure livros com páginas em relevo e brinquedos aromatizados.

Brinquedos, como brincar com o Bebê de 1 mês.

  • Móbiles em preto-e-branco: instale um móbile com figurinhas em preto-e-branco sobre o berço, mais deixe-o fora do alcance do bebê (a 30 ou 40 centímetros de altura). Durante as primeiras semanas de vida, a criança reage mais positivamente as figuras em preto-e-branco do que às coloridas.
  • Música ambiente: use um rádio, um gravador ou qualquer outro equipamento de som para apresentar a música ao bebê. Pesquisas demostram que melodias suaves e calmantes, como as canções de ninar, são as mais apreciadas.
  • Bichinhos de pelúcia: os bebês frequentemente veem esses brinquedos como amigos reais, vivos de carne e osso (principalmente se o brinquedo tiver olhos grandes e bem abertos) essa “falha técnica” desaparece geralmente entre os 7 e os 12 meses de idade.

Brinquedos, como brincar com o Bebê 2 a 6 meses

CUIDADO: assegure-se de que o brinquedo é seguro. Os bebês, sem exceção, logo passam a pôr na boca todos os objetos que pegam. Verifique se os brinquedos são sólidos, firmemente costurados, e se não tem peças pequenas que se soltam. Faça essa verificação regularmente para checar o estado dos brinquedos – novos e velhos.

  • Painéis de brinquedos: vendidos em lojas de brinquedos e de artigos para bebês, esses painéis são cheios de cores, figuras e brinquedos salientes (em baixo-relevo) que ensinam o bebê a conhecer e eventualmente apalpar as coisas que lhe interessam.
  • Livros: escolha livros que o bebê passa explorar com todos os sentidos. Livros de tecido, livros comestíveis ou acolchoados são todos instrumentos úteis para desenvolver o interesse pela leitura. Deixe que o bebê brinque como quiser com eles, olhando-os apalpando-os ou mesmo comendo-os.
  • Instrumentos: muitos bebês gostam de tocar e de ouvir música. Pequenos tambores ou sinos (sem saliências) podem acionar os sensores auditivos da criança.
  • Móbiles: com 6 meses de idade, o bebê já tem a habilidade de perceber cores e formas mais complexas. Para desenvolver o senso visual da criança, instale móbile de formatos incomuns e de cores brilhantes. Substitua os móbiles em preto-e-branco por outros coloridos e pendure-os sobre o berço ou sobre outro local onde o bebê fique deitado.
  • Chocalhos, brinquedos com guizos e bolas: à medida que o bebê desenvolve a habilidade de pegar e manipular objetos, dê a ele brinquedos pequenos que ajudem a desenvolver essa capacidade. Brinquedos que emitem sons ensinarão ao bebê os princípios de causa e efeito.
  • Espelho de plástico inquebrável: instale firmemente um desses espelhos perto do trocador e outro ao lado do berço para proporcionar ao bebê alguns minutos diários de distração, assim como a consciência da própria imagem.
  • Sugestão prática: alguns dos melhores (e mais baratos) brinquedos são utensílios domésticos comuns, tais como colheres e descaso para copos. Esses objetos podem ser familiares para você, mais para o bebê são desconhecidos e instigantes. Escolha alguns cujo tamanho não permita que a criança os leve à boca, que não tenham pontas nem peças soltas e não ofereçam nenhum outro perigo.

Brinquedos, como brincar com o Bebê de 7 a 12 meses

  • Bolas: nessa idade, os bebês ainda gostam de “saborear” as coisas, portanto compre bolas duras o bastante para não ser mordidas e grande o suficiente par anão caber na boca da criança. Quando estiver perto de completar 1 ano, o bebê já será capaz de fazer rolar a bola ou de atirá-la de volta a você.
  • Brinquedos de banho: objetos de borracha que flutuam, esguicham água ou se prendem a borda da banheira são bons para distrair o bebê durante o banho.
  • Blocos: de madeira ou de plásticos, esses brinquedos ajudarão o bebê a aprender a arrumar e empilhar objetos, muitos modelos preferem derrubar blocos já empilhados a fazer pilhas com eles. Isso é normal para a idade.
  • Bonecas e bichinhos de pelúcia: distraia o bebê fazendo com que esses amiguinhos de brinquedos “falem”, “cantem” e “dancem”.
  • Brinquedos de cordas: sempre fazem alguma coisa quando lhe damos corda e podem ensinar ao bebê um princípio básico de causa e efeito. Supervisione a criança enquanto ela brinca com esses dispositivos para evitar que engula a peça que aciona a corda ou se machuque de qualquer outro modo.
  • Andadores: quando o bebê já está forte o bastante para escalar algumas peças de mobília e subir alguns degraus da escada, muito pais dão um andador. Esses artefatos de rodas são usados para sustentar a criança enquanto ela tenta os primeiros passos. Carrinhos, cadeiras com rodas e outros “meios de transporte” também podem servir como andadores desde que não ofereçam perigo de queda e ajudem o bebê a impulsionar a si mesmo pela casa.

Sobre Sejakids

Sejakids Moda Infantil – Porque Ser Criança é Bom Demais

Notícias Relacionadas

Comida para Bebê: As As primeiras receitas

Comida para Bebê: As As primeiras receitas Mamães, eles fazem a maior bagunça na hora...

Você não pode está pronto

Meus amigos sempre falavam: não estou pronto para ser pai. Talvez você já tenha dito...

Plantando um mundo melhor

Plantando um mundo melhor

Plantando um mundo melhor - por Karla Barros Ser mãe, pai, ter filhos... Parece uma coisa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, aguarde...

Bem Vindo a Nossa loja virtual - SEJAKIDS

QUER GANHAR DESCONTO? Não esqueça de deixar seu E-mail e Nome para ficar sabendo das nossos oferta.